The Beatles’ Christmas Records pt.1

 The Beatles’ Christmas Records

por Alysson Almeida


“Então, é Natal! E o que você fez?” Chegou a época de ouvir a Simone em tudo quanto é shopping, pracinha e casinha de Papai Noel espalhadas por esse Brasil afora. Mas, não é só de Happy Xmas (War is Over!) que se resume a discografia natalina dos Fab4 enquanto banda ou em suas respectivas carreiras solo.

O betlelogias.com traça um guia esperto das ‘Christmas Songs’ dos Beatles para você celebrar o feriado mais famoso do mundo, enquanto aquele tiozão faz a famosa piada do pavê e você separa aquele montinho de uva passa no cantinho do prato!

Christmas Time Is Here Again... Parte I


Como todo artista Pop que se preze, os Beatles também aproveitaram os sinos do Papai Noel para faturar, apesar de vários desses registros terem sido ofertados como brindes a seus fã-clubes dos dois lados do Atlântico. De 1963 a 1969 os Beatles lançaram oficialmente sete registros natalinos:

1963: The Beatles Christmas Record


A primeira gravação de Natal dos Beatles contou com várias interpretações da tradicional canção de natal "Good King Wenceslas" e mensagens individuais dos quatro, terminando com um coro de encerramento de "Rudolph the Red-Nosed Ringo". Assim como em 1964, esta música foi escrita pelo assessor de imprensa dos Beatles, Tony Barrow, que instigou o programa de mensagens de Natal. Uma versão editada desta gravação foi enviada aos membros do fã-clube americano dos Beatles em dezembro de 1964.

1964: Another Beatles Christmas Record


A música "Jingle Bells" é cantada, seguida de mensagens individuais para os fãs. John Lennon zomba da declaração preparada, fazendo uma imitação de Paul Harvey e inclui suas próprias pseudo-palavras e improvisos.

Quando Paul McCartney pergunta se ele mesmo escreveu isso, ele diz: "Não, é um péssimo escritor. Foi um ano agitado, Beople peadles, de uma forma ou de outra, mas também foi um ótimo ano. Vocês, fãs, cuidaram disso. Página dois ... Muito obrigado pessoal e um feliz Natal e um Feliz Ano de Crescimento. Crimble talvez." (A declaração foi aparentemente escrita à mão em vários pontos da gravação, McCartney lê "fazê-los" como "derretê-los" antes de se corrigir e George Harrison lê "um bom tempo" como "tempo de silêncio" antes de se corrigir com "grande momento" Para finalizar o álbum, há uma breve versão da canção tradicional "Oh Can You Wash Your Father's Shirt?"

Another Beatles Christmas Record não foi enviado aos fãs americanos. Em vez disso, os fãs dos Estados Unidos receberam uma versão editada de The Beatles Christmas Record, que foi enviada aos membros do fã-clube britânico em 1963. Além disso, ao contrário de usar discos flexi, ao fã-clube dos EUA foi enviada a mensagem em envelope triplo de papelão dobrável, com o "disco" embutido em uma das abas do papelão.

1965: The Beatles Third Christmas Record


Várias versões desafinadas de "Yesterday" estão espalhadas pelo álbum, ao lado de "Happy Christmas to Ya List'nas" de Lennon, "Auld Lang Syne" (que brevemente se transforma em uma impressão de "Eve of Destruction" de Barry McGuire ), uma versão de uma linha e meia de "It's the Same Old Song" dos Four Tops (que eles rapidamente param antes de violar os direitos autorais) e um poema original intitulado "Christmas Comes But Once a Year" .

Os membros do fã-clube dos Beatles nos EUA não receberam este (ou nenhum) flexi-disco de Natal em 1965. Em vez disso, eles receberam um cartão-postal em preto e branco, com uma foto dos Fab Four e a mensagem "Saudações da temporada - Paul, Ringo, George, John". The Beatle Bulletin, publicação do fã-clube dos Estados Unidos, explicou em sua edição de abril de 1966 que a fita chegou tarde demais para preparar o disco a tempo para o Natal.

1966: Pantomime: Everywhere It's Christmas


Gravado entre as sessões de "Strawberry Fields Forever", para o brinde de 1966, os cumprimentos e agradecimentos habituais deram lugar a uma coleção com o tema 'Pantomima' de canções originais e esquetes cômicos. As canções incluem "Everywhere It's Christmas", "Orowayna" e "Please Don't Bring Your Banjo Back". McCartney toca piano. Os esquetes realizados incluem "Podgy the Bear and Jasper" e "Felpin Mansions".

Mais uma vez, os membros do fã-clube americano não ganharam um disco flexível. Em vez disso, eles receberam um cartão-postal com a mensagem de um lado e uma versão resumida do The Beatle Bulletin do outro, com espaço suficiente para uma etiqueta de envio e postagem.

1967: Christmas Time Is Here Again!


Uma produção elaborada, Christmas Time Is Here Again! foi desenvolvido em torno do conceito de vários grupos fazendo testes para um programa de rádio da BBC. A canção-título serve de refrão ao longo do álbum. Os Beatles interpretam uma infinidade de personagens, incluindo competidores de um game show, aspirantes a músicos ("Plenty of Jam Jars", dos Ravellers) e atores em um drama de rádio ("Theatre Hour").

No final, Lennon lê um poema, "Quando o Natal acabou." Este brinde foi provavelmente uma homenagem deliberada / continuação dos especiais amplamente semelhantes de "Craig Torso" produzidos para a BBC Radio 1 naquele mesmo ano pelos amigos e colaboradores dos Beatles, a Bonzo Dog Doo-Dah Band, e também tem muito em comum com a faixa então inédita "You Know My Name (Look Up the Number)", gravada seis meses antes.

Enquanto os fãs do Reino Unido recebiam um disco flexível em uma capa elaborada, os fãs da América do Norte recebiam um cartão-postal semelhante ao de 1966.

1968: The Beatles 1968 Christmas Record


O primeiro disco do fã-clube de Natal dos Beatles a ser gravado separadamente, o brinde de 1968 é uma colagem de ruídos estranhos, fragmentos musicais e mensagens individuais. A canção de McCartney "Happy Christmas, Happy New Year" é apresentada, junto com os poemas de Lennon "Jock and Yono" e "Once Upon a Pool Table". Também é notável uma versão de "Nowhere Man" interpretada pelo tocador de ukulele Tiny Tim, que Harrison gravou em Nova York.

Também está incluído um trecho acelerado de "Helter Skelter" dos Beatles e um breve trecho de "Baroque Hoedown" de Perrey & Kingsley, que foi usado três anos depois no Main Street Electrical Parade da Disneylândia. "Ob-La-Di, Ob-La-Da", "Yer Blues" e "Birthday" também são ouvidos no fundo para parte da mensagem. O diálogo e as músicas do flexi-disc foram organizados e editados em conjunto pelo DJ e amigo dos Beatles, Kenny Everett.

Finalmente, os fãs dos EUA ganharam um disco flexível no Natal de 1968, mas ele veio em uma versão modificada da capa do Reino Unido de 1967.

1969: The Beatles Seventh Christmas Record


A gravação final de Natal dos Beatles também foi gravada separadamente, já que a banda havia se separado naquele ponto. Apresenta uma extensa visita com Lennon e sua esposa Yoko em sua propriedade em Tittenhurst Park, onde eles brincam de "o que o Papai Noel vai me trazer?" jogos. Harrison e Ringo Starr aparecem apenas brevemente, o último para divulgar seu filme recente, The Magic Christian.

Paul McCartney canta seu improviso original, "Isto é para desejar a você um feliz Natal". Começando em 1:30, no final da música de Starr, os solos de guitarra de "The End" são ouvidos, seguidos por Yoko entrevistando John.

Pela única vez, as capas dos álbuns na América do Norte e no Reino Unido eram idênticas. A versão norte-americana do flexi-disco tinha uma elaborada colagem dos rostos dos Beatles (desenhada por Ringo), enquanto a capa do álbum continha rabiscos feitos por seu filho, Zak Starkey.

REEDIÇÕES

Em dezembro de 1970, na esteira da separação da banda, o fã-clube do Reino Unido enviou uma compilação de todas as sete gravações de Natal dos Beatles, intitulada From Then to You. As fitas master foram perdidas, o LP foi masterizado a partir de cópias dos discos flexíveis originais.

Nos Estados Unidos, as sete mensagens foram emitidas como Álbum de Natal dos Beatles, enviado pelo fã-clube por volta da primavera de 1971. [30] Foi a primeira vez que as mensagens de 1964 e 1965 foram disponibilizadas nos Estados Unidos.

Sem nova gravação, o LP serviu para lembrar que os Beatles não existiam mais, mas tinham a vantagem da durabilidade sobre os discos flexíveis originais. 

MÚSICAS EXTRAS LANÇADAS 

Os primeiros três minutos da ‘cama musical’ do single de 1967, com saudações gravadas para o single de 1966 sobrepostos durante o minuto final, foram lançados sob o título "Christmas Time (Is Here Again)" como um dos lados B do single Free As A Bird, em dezembro de 1995. Ringo gravou seu próprio cover de Christmas Time (Is Here Again) em seu álbum de Natal de 1999, I Wanna Be Santa Claus.



Diálogos das gravações de 1965 e 1966 foram apresentadas como o final da compilação Love, de 2006. Depois que a última música, All You Need Is Love, termina, improvisações sem sentido do grupo, que apareceram no final do flexi-disc de 1965, são ouvidos. Poucos segundos depois, isso é mesclado com os momentos finais do flexi-disc de 1966, completo com a linha improvisada de Paul, "Jolly Good".


Uma versão editada e resumida do single de 1963 apareceu como conteúdo bônus desbloqueável em 2009, o videogame The Beatles: Rock Band e foi disponibilizado para download gratuito na iTunes Store entre 23 de dezembro de 2010 e 9 de janeiro de 2011.


LANÇAMENTO DE 2017

Uma caixa de vinil de edição limitada contendo todos os sete discos de Natal, intitulada The Christmas Records, foi lançada oficialmente em 15 de dezembro de 2017. A caixa inclui um livreto de 16 páginas.

Em 2 de novembro de 2017, os Beatles postaram um anúncio em vídeo no YouTube. A capa mostra os rostos de John, Paul, George e Ringo, todos usando gorros de Papai Noel, e as palavras ‘Happy Christmas Beatle People!’ estão escritas na capa.



BOOTLEGS

Sem que fossem lançadas gravações de forma oficial até 2017, vários bootlegs (discos piratas) das gravações apareceram nos quatro cantos do mundo.

Em dezembro de 1982, dois álbuns que afirmavam incluir um lançamento legítimo das mensagens de Natal dos Beatles apareceram no mercado americano. Um deles, que continha as gravações de 1963 a 1966, chamava-se Christmas Reflections, de um selo chamado Desert Vibrations Heritage Series (HSRD-SP1).


O outro, com as gravações de 1967 a 1969, chamava-se Happy Michaelmas e fazia parte de uma gravadora chamada The Adirondack Group (AG-8146).


Menos de um ano depois, em 29 de setembro de 1983, um empresário anunciou que iria emitir todas as sete mensagens em um registro, que planejava chamar de John, Paul, George and Ringo.

Os representantes dos Beatles rapidamente o processaram, alegando violações de direitos autorais e marcas registradas, e venceram no tribunal. Como resultado, o álbum de 1983 nunca foi lançado e os dois LPs de 1982 foram retirados de circulação.




 






















Comentários

Postar um comentário