Beatleteca 14 - Os Beatles, A Grã-Bretanha e os EUA - Jonathan Gould (2009)

 


por Waldir Dinoá

Seguimos com nossa série especial onde comento sobre aquela que eu considero a biblioteca básica, em língua portuguesa, quando o assunto é Beatles.

Com vocês, os 22 livros, em português, indispensáveis na biblioteca de qualquer fã dos Beatles.



14/22 CAN'T BUY ME LOVE - OS BEATLES, A GRÃ-BRETANHA E OS ESTADOS UNIDOS - Jonathan Gould (2009) (750 págs)

O músico profissional (baterista) americano Jonathan Gould levou dezessete anos para escrever e lançar seu primeiro livro, CAN'T BUY ME LOVE - OS BEATLES, A GRÃ-BRETANHA E OS ESTADOS UNIDOS. Valeu a pena. Sucesso de público e crítica, o livro figura, tranquilamente, entre os melhores já escritos sobre os Beatles. E olha que não são poucos.
O livro tem como pano de fundo, claro, a biografia dos Beatles. Mas essa base é o suporte para um profundo comentário sócio-cultural que visa compreender como a banda é fruto e, ao mesmo tempo, transformadora, da história do mundo ao seu redor, notadamente na Inglaterra e nos EUA.
A história cultural aqui proposta soma-se a uma competente crítica musical, na medida em que cada canção é analisada sob a perspectiva da formação musical de Gould. Assim, vamos aprendendo o porquê de Yesterday, por exemplo, ter causado um impacto tão grande (principalmente junto aos que criticavam e torciam o nariz para os barulhentos Beatles) ao misturar elementos do clássico e do tradicional em forma e medida jamais tentadas ou imaginadas por uma banda de rock. Capas de discos, letras e versos, harmonias, instrumentação, todo o aspecto da produção musical é destilado minuciosamente por quem entende do assunto.


Talvez, as partes relativas à análise musical possam se revelar algo enfadonhas para o leigo na área. Mas o livro de Gould é muito bom. O texto fácil é um estímulo para chegarmos à página seguinte e sempre há uma informação interessante, uma pequena e deliciosa descoberta no desenvolver da leitura.
Um excelente livro, de fato, sobre os famosos cabeludos de Liverpool.


ONDE COMPRAR: 


Com preços variando de R$21,75 (usado) a R$35,00 (novo) separamos um link com várias opções de sites onde você encontra o livro para comprar. Só clicar no botão abaixo: 








Comentários