Beatleteca 17 - Magical Mistery Tours - Minha vida com os Beatles (Tony Bramwell)



por Waldir Dinoá


E seguimos com a fase final da nossa série especial onde comento sobre aquela que eu considero a biblioteca básica, em língua portuguesa, quando o assunto é Beatles.

Com vocês, os 22 livros, em português, indispensáveis na biblioteca de qualquer fã dos Beatles



 

17/22 MAGICAL MYSTERY TOURS - MINHA VIDA COM OS BEATLES - Tony Bramwell (2008) (519 págs)

Se você é daqueles fãs dos Beatles, especialmente de John Lennon, que não admitem que falem mal da Yoko Ono, fique longe desse livro. Aliás, ainda outro dia, vi num site sobre os Beatles que este era um dos piores livros já escritos sobre a banda. Na mesma lista terrível também estavam livros como a biografia de Bob Spitz... mas as justificativas não passavam de apontar pequenas imprecisões ou discordâncias em relação ao tom utilizado pelos autores em suas obras. No caso de Tony Bramwell, sua antipatia por Yoko é clara e ele faz questão de que seja assim.

Tony Bramwell conheceu George Harrison, Paul McCartney e John Lennon ainda na infância, na cinzenta Liverpool. Acabou sendo convidado a trabalhar com os Beatles. Tirou fotos, produziu clipes, fumou maconha, tomou várias com eles, andou de bicicleta e trocou discos com George Harrison, virou um faz-tudo na Apple. Portanto, são as memórias de um insider. Alguém que viu, de dentro, tudo o que se passou com os Beatles.


Magical Mystery Tours é um livro revelador. E muito interessante. A Londres da década de 60, a vida dos Beatles e das bandas que faziam parte da cena inglesa da época, as tensões e os problemas nos negócios perto do fim da banda mais famosa de todos os tempos. São muitas e interessantes histórias.

Antes de ler o livro, eu já tinha minha opinião formada sobre Yoko Ono. Depois de ler, pude apenas confirmar o sentimento que me coloca do mesmo lado do muro em que Bramwell está. Yoko Ono teve papel importante, sim, na separação dos Beatles. E suas reais intenções ao se aproximar, primeiro de Paul e depois de John, não eram exatamente as mais "confessáveis". O famigerado Allen Klein foi outro personagem polêmico e que ajudou a precipitar o fim do grupo. O livro deixa claro.

Tony Bramwell

Você pode discordar de Bramwell. Mas não pode deixar de concordar que, no mínimo e como oportunidade de ver um lado da história, uma perspectiva a mais, Magical Mystery Tours é ótima leitura. É sempre bom lembrar que é o conhecimento de mais e mais perspectivas da história que acaba por revelar, a cada um de nós, o quadro verdadeiro e completo de tudo o que aconteceu.




ONDE COMPRAR: 


Você pode adquirir o livro Magical Mistery Tours (usado) com preço de R$14,90 (+frete) diretamente pelo link abaixo:









Comentários