While my Guitar Gently Weeps (Curiosidades)



* por Leko Soares

A sétima música do lado A do White Album é com certeza a contribuição mais brilhante de George Harrison para a coleção de 30 canções presentes no polêmico álbum de 1968. Assim como outras pérolas de Harrison, ela passou pelo descaso dos parceiros de banda, passou por uma metamorfose durante o processo de gravação e contou com a participação crucial de Eric Clapton como cereja do bolo dessa que se tornaria um dos maiores clássicos do catálogo dos Beatles em todos os tempos. Com vocês, as curiosidades de ‘While my Guitar Gently Weeps’


A influência oriental 

A música mais famosa de George Harrison no álbum branco dos Beatles foi inspirada no I Ching e apresentava seu amigo Eric Clapton na guitarra solo. Harrison começou a escrever a parte instrumental para a canção na Índia, embora as letras estivessem quase completas após seu retorno à Inglaterra. 

“Eu escrevi ‘While My Guitar Gently Weeps’ na casa da minha mãe em Warrington. Eu estava pensando no I Ching chinês, o Livro das Mutações ... O conceito oriental é que tudo o que acontece é para ser, e que não existe coincidência - cada pequeno item que está caindo tem um propósito. ‘While My Guitar Gently Weeps’ foi um estudo simples baseado nessa teoria. Resolvi escrever uma música a partir da primeira coisa que vi ao abrir qualquer livro - pois seria algo relativo àquele momento, àquela época. Peguei um livro ao acaso, abri-o, vi ‘suavemente chora’, coloquei o livro de lado novamente e comecei a música”. (George Harrison – Anthology)

O trecho a que George se refere pode ter sido retirado do poema “Rain on the Roof”, do americano Coates Kinney (1826-1904), que chamou sua atenção. A primeira estrofe desse poema diz:

 

When the humid shadows hover

Over all the starry spheres,

And the melancholy darkness

Gently weeps in rainy tears,

What a joy to press the pillow

Of a cottage chamber bed,

And to listen to the patter

of the song rain overhead!

 


Versão inicial

Uma versão demo da música foi gravada pelos Beatles no bangalô de Harrison em Esher, Surrey, em maio de 1968. Continha várias linhas que mais tarde foram deixadas de fora:

I look at you all, see the love there that’s sleeping

While my guitar gently weeps

Problems you sow are the troubles you’re reaping

Still my guitar gently weeps

I look at the trouble and hate that is raging

While my guitar gently weeps

As I’m sitting here, doing nothing but aging

Still my guitar gently weeps


A primeira gravação para o White Album

Uma versão solo de "While My Guitar Gently Weeps" foi gravada em Abbey Road em 25 de julho de 1968, apresentando apenas Harrison no violão, com uma parte de órgão sutil aparecendo no final. Essas primeiras versões usam o estilo de guitarra de dedilhar ensinado aos Beatles por Donovan em Rishikesh. Gravada em uma única tomada, a versão de junho foi posteriormente incluída no Anthology 3 e, com um novo arranjo orquestral escrito por George Martin, no álbum Love. Também incluía um verso que foi retirado de gravações posteriores:

I look from the wings at the play you are staging

While my guitar gently weeps

As I’m sitting here doing nothing but ageing

Still my guitar gently weeps

 



No estúdio

Após a demo solo de 25 de julho, os Beatles retornaram a ‘While My Guitar Gently Weeps’ em 16 de agosto. Eles gravaram 14 takes com George Harrison na guitarra, John Lennon no órgão, Paul McCartney no baixo e Ringo Starr na bateria.

A música foi deixada de lado até 3 de setembro, quando uma série de overdubs foram adicionados – a primeira no novo equipamento de gravação de oito canais do Abbey Road. Harrison trabalhou sozinho, passando toda a sessão de oito horas tentando gravar um solo de guitarra invertido.

A má vontade de John e Paul e a importante presença de Clapton

Harrison posteriormente reclamou que John Lennon e Paul McCartney não deram a "While My Guitar Gently Weeps" a atenção que ele sentiu que merecia. A presença de Eric Clapton na guitarra solo, a pedido de Harrison, fez com que o resto do grupo levasse a música mais a sério.

“Tentamos gravá-la, mas John e Paul estavam tão acostumados a apenas tocar suas músicas que às vezes era muito difícil levar a sério e gravar uma das minhas. Não estava funcionando. Eles não estavam levando a sério e acho que nem todos estavam brincando, então fui para casa naquela noite pensando, ‘bem, que pena’, porque sabia que a música era muito boa.

No dia seguinte, eu estava dirigindo para Londres com Eric Clapton e disse: ‘O que você vai fazer hoje? Por que você não vem ao estúdio e toca essa música para mim? 'Ele disse:' Oh, não - eu não posso fazer isso. Ninguém nunca tocou em um disco dos Beatles e os outros não gostariam. Eu disse: ‘Olha, é minha música e gostaria que você tocasse nela’.

Então, ele entrou. Eu disse, ‘Eric vai tocar nesta’, e foi bom porque fez com que todos agissem melhor. Paul pegou o piano e tocou uma introdução agradável e todos eles levaram isso mais a sério. (George Harrison – Anthology)

 



A versão definitiva

Em 5 de setembro de 1968, Harrison gravou duas partes vocais principais, e maracas, bateria e guitarra solo também foram adicionadas. No entanto, ao ouvir uma reprodução da gravação até aquele momento, ele decidiu descartá-la e começar do zero.

O remake foi iniciado no mesmo dia. Os Beatles gravaram 28 tomadas; a faixa básica tinha Harrison no violão e vocal guia, Lennon na guitarra, McCartney tocando piano e órgão, Starr na bateria e Eric Clapton na guitarra solo. Clapton tocou em cada um dos takes desta sessão, tocando ao vivo com os Beatles no estúdio.

‘While My Guitar Gently Weeps’ foi concluída no dia seguinte, 6 de setembro, com a adição de uma parte de baixo distorcida, tocada por McCartney, alguns órgãos de Harrison e percussão de Starr. Finalmente, Harrison gravou seus vocais principais, com harmonias de apoio de McCartney.

Versões

Sendo ‘While my Guitar..’ uma das canções dos Beatles mais regravadas de todos os tempos, fica a sugestão de duas versões diferentes e complementares desse clássico eterno dos Fab4. A primeira, uma versão de 2004 protagonizada por uma seleção de ícones do Rock que incluiu Prince, Tom Petty, Steve Winwood e Jeff Lynne, além do filho de George, Dhani Harrison. A segunda, uma releitura Folk do Sgt Folker, projeto (do qual esse que vos escreve faz parte) que se dedica a criar releituras da discografia dos Fab4, enquanto Beatles e em suas carreiras solo.

Salve George!



*Fontes:

- Wikipedia

- The Beatles (todas as músicas, todas as letras e todas as histórias) Steve Turner

- Anthology

- The Beatles Bible (beatlesbible.com)

 

 

Comentários