VOCÊ SABIA? – 15 curiosidades sobre Ringo Starr


Por Alysson de Almeida

Prestes a completar 80 anos na próxima terça-feira, 07 de julho, o eterno boa praça e bem-humorado baterista dos Beatles convoca o mundo todo para participar da sua live de aniversário que contará que vários amigos, inclusive Paul McCartney. Como aperitivo para a festa, o beatlelogias.com preparou um guia sobre algumas curiosidade e facetas do senhor Paz e Amor para vocês.

“So let me introduce to you, the one and only Billy Shears!”

VOCÊ SABIA?
Que Richard Starkey adotou o nome artístico Ringo Starr em 1959 devido ao seu gosto por usar anéis (rings)? E que, inclusive, um de seus anéis foi o mote para a trama do segundo filme dos FabFour, Help!, de 1965?



VOCÊ SABIA?
Que quando Ringo conheceu a sua atual esposa, Barbara Bach durante as filmagens da comédia Caveman, em 1980, ela já tinha atuado como Bond Girl do filme ‘007 - O Espião Que Me Amava’, ao lado de Sir Roger Moore?


VOCÊ SABIA?
Que a irmã de Barbara Bach e cunhada de Ringo, Marjorie Bach, é casada com o guitarrista Joe Walsh do Eagles e da The James Gang e, também, membro frequente da All-Starr Band?


VOCÊ SABIA?
Que Ringo Starr foi listado em 2012 por uma publicação britânica como o ‘Baterista mais rico do Mundo’, superando nomes como Phil Collins, Dave Grohl, Lars Ulrich e Neil Peart?


VOCÊ SABIA?
Que a cópia numerada 00001 do álbum The Beatles (Álbum Branco), de 1968, dada a Ringo Starr pela gravadora, foi leiloada por ele em 2016 alcançando o lance final de 625 mil euros, se tornando o disco de vinil mais caro de todos os tempos?


VOCÊ SABIA?
Que após o 18° take de Heleter Skelter, Ringo já não aguentava mais tocar a bateria de maneira selvagem e atirou as baquetas no chão e gritou ferozmente: "I've got blisters on my fingers!" ("Eu estou com bolhas nos meus dedos!")?


VOCÊ SABIA?
Que para a gravação do seu disco de 1973 (‘Ringo’), Ringo Starr conseguiu fazer com que os seus três antigos companheiros de Beatles tocassem em várias faixas sem mesmo se encontrarem no estúdio? George colabora na composição e produção de Photograph e You And Me (Babe); John, com a composição de I’m the Greatest e Paul colabora com You’re Sixteen e Six O’Clock.


VOCÊ SABIA?
Que Ringo Starr é canhoto, mas toca bateria como os destros? O próprio Ringo dizia que foram as dificuldades geradas pelo fato de ele ser canhoto que determinaram seu estilo de tocar.


VOCÊ SABIA?
Que apesar de já ser um membro oficial dos Beatles, Ringo Starr não tocou bateria no primeiro single da banda (Love Me Do / PS I Love You), pois o produtor George Martin não queria correr riscos, e contratou o baterista de estúdio Andy White?


VOCÊ SABIA?
Que o disco ‘Vertical Man’, de 1998, teve a participação de um elenco estelar formado por Paul McCartney, George Harrison, Steven Tyler, Ozzy Osbourne, Alanis Morrisete, Brian Wilson, Tom Petty, Joe Walsh, Scott Weiland, Hanson e todos os membros da All-Starr Band?


VOCÊ SABIA?
Que o filho mais velho de Ringo, Zakk Satrkey, também é baterista? E que Zakk já tocou com The Who, Oasis, Paul Weller e Johnny Marr?


VOCÊ SABIA?
Que Ringo foi o narrador das duas primeiras temporadas da animação infantil "Thomas e seus Amigos", entre 1984 e 1986, em um papel que mais tarde seria ocupado por George Carlin e Alec Baldwin?


VOCÊ SABIA?
Que em 1970 Ringo lançou seu primeiro disco solo, "Sentimental Journey", somente com regravações de standards da década de 1940 constantes no álbum, com o objetivo de  simplesmente homenagear sua mãe?


VOCÊ SABIA?
Que Ringo recebeu um item de bateria folheado em ouro das empresas da bateria Ludwing, pois Starr ajudou a divulgar a marca, e que a peça está no Metropolitan Museum of Art de Londres?


VOCÊ SABIA?
Que a carreira de Ringo no cinema vai muito além dos filmes com os Beatles, tendo atuado em 10 filmes, entre eles ‘Candy’, ao lado de Marlon Brando, e “200 Motels”, com Frank Zappa?


BÔNUS: Você sabia que muito antes do isolamento social devido à pandemia do COVID-19, Ringo nunca costumou cumprimentar outras pessoas com apertos de mão, devido ao medo dos ‘germes’ que causaram tantas enfermidades a ele durante a infância, utilizando-se de cumprimentos com o cotovelo ou com o seu famoso gesto de ‘peace & love’?



Comentários