Candlestick Park - A última vez dos Beatles

 Got a good reason for taking the easy way out... Candlestick Park, 29/08/1966

 Por Alysson Almeida


Há 54 anos os Beatles subiam num palco pela última vez...

Tendo estado em turnê incessantemente desde o lançamento do seu primeiro single (Love me Do - 05/10/1962) os Beatles chegaram a San Francisco, a capital mundial do Flower Power Hippie, numa segunda-feira, 29 de agosto de 1966, para o que seria o seu último show em turnê.

O local do derradeiro show, Candlestick Park, foi a casa do time de baseball San Francisco Giants por quase 40 anos (1960-1999), sendo o último estádio que originalmente foi construído para jogos de baseball e modificado para o futebol americano, alocando mais tarde também o San Francisco 49ers, da NFL, de 1971 a 2013.

Foi então que, pouco depois das nove horas da noite daquele dia 29 de agosto, os quatro cabeludos de Liverpool tocaram por cerca de 28 minutos para um público ensandecido de 22 mil pessoas. Era o fim da terceira e última turnê americana, com os Beatles cansados da histeria e das ameaças. Depois do episódio das Filipinas, da polêmica ‘bigger than Jesus’ de Lennon e da queima de discos, a coisa tinha chegado no limite para eles ao final daquela conturbada turnê

 


Cansados pela interminável agenda de apresentações e desiludidos com a qualidade de seus shows ao vivo, devido à precariedade da aparelhagem de som da época e da gritaria de milhares de fãs histéricas que mal ouviam, ou deixavam que alguém ouvisse, o que eles estavam tocando, os Beatles perceberam que além de cansados, eles estavam piorando tecnicamente. 

Pouco mais de um ano depois do hiperbólico show no Shea Stadium de Nova York, o que era pra ser mágico tornou-se entediante, sendo que os rapazes estavam curtindo muito mais a produção em estúdio do que tocar em frente de uma plateia. O 'olho do furacão' como dizia John Lennon na época do auge da beatlemania no qual eles se encontravam já não era mais atraente. O desinteresse era tamanho que Brian Epstein nem sequer estava em São Francisco. 

 


O show foi gravado por Tony Barrow, assessor de imprensa britânico que trabalhou com os Beatles entre 1962 e 1968, a pedido de Paul. E, embora todas as filmagens e gravações disponíveis sejam péssimas, naquela noite, no Candlestick Park, tocaram bem, nada excepcional, para aquele seria o último show de sua trajetória. O repertório da noite consistiu em  11 músicas nessa ordem: Rock And Roll Music; She's A Woman; If I Needed Someone; Day Tripper; Baby's In Black; I Feel Fine; Yesterday; I Wanna Be Your Man; Nowhere Man; Paperback Writer e encerraram com Long Tall Sally.  Barrow passou os quase trinta minutos da apresentação com um microfone erguido para o alto, na frente do palco. A última música foi cortada porque Barrow esqueceu de virar a fita. 

‘De volta a Londres, mantive a fita cassete do concerto trancada a sete chaves em uma gaveta da mesa do meu escritório, fazendo uma única cópia para minha coleção pessoal e passando o original para Paul para ele guardar. Anos depois, minha gravação do Candlestick Park reapareceu em público como um álbum pirata. Se você ouvir uma versão pirata do concerto final que termina durante Long Tall Sally, deve ter vindo da cópia de Paul ou da minha, mas nunca identificamos o ladrão de música’, Tony Barrow declarou anos mais tarde.

Após o término do show, eles retornaram para Beverly Hills e, durante o vôo, George virou-se para Tony Barrow e disse jocosamente: “É isso aí. Não sou mais um Beatle”.  No dia 30 voaram para Nova York e de lá para Londres. Para alívio das fãs, os Beatles desembarcaram sãos e salvos daquela que foi a última e a mais conturbada turnê de suas carreiras.

De volta em casa, cada beatle foi cuidar de sua própria vida. Paul faria a trilha de The Family Way e John iria pra guerra ao estrelar a mais nova película de Richard Lester, How I Won The War. Os quatro estavam felizes por sentirem-se livres pela primeira vez em tantos anos. 

Apesar da paz e da quietude, só uma pessoa não estava satisfeita. Brian Epstein, que tinha dedicado sua vida aos Beatles e a organização das turnês, começou a perceber que precisava muito mais dos Beatles do que eles dele. Um ano depois, em agosto de 1967, Brian morreria de overdose de drogas antidepressivas.

A iminente revolução musical e cultural capitaneada pelo quarteto pode finalmente acontecer já que as energias deles estavam agora canalizadas para algo grandioso como Sgt. Pepper’s. Poucos anos depois, em 1969, já barbudos e cabeludos, fizeram a última aparição pública no telhado dos estúdios de Abbey Road.


Curiosamente, em 2014, coube a Paul McCartney fazer o último show do Candlestick Park, que foi demolido logo depois.

 


"Houve uma grande conversa em Candlestick Park sobre como isso tinha que acabar. Naquele show em São Francisco, parecia que poderia ser a última vez, mas eu nunca me senti 100% certo até voltarmos para Londres. John queria desistir mais do que os outros. Ele disse que já estava farto."

Ringo Starr

"Antes de uma das últimas Músicas do setlist, na verdade montamos uma câmera, acho que com uma lente grande angular. Montamos no amplificador e Ringo saiu da bateria, ficamos de costas para o público e posamos para uma foto, pois sabíamos que era o último show."

George Harrison



Sites consultados:

www.the-paulmccartney-project.com/concert/1966-08-29/

cultura.estadao.com.br/noticias/musica,ha-50-anos--beatles-faziam-seu-ultimo-show-oficial,1895375

www.sfgate.com/music/article/Memories-of-last-Beatles-concert-didn-t-lose-5675672.php

obaudoedu.blogspot.com/2018/08/29081966-candlestick-park-o-ultimo-show.html

www.beatlesbible.com/1966/08/29/candlestick-park-san-francisco-final-concert/


Comentários

  1. Uma ressalva: em 69 eles tocaram no telhado dos estúdios da Apple, e não da Abbey Road. Valeu pelo artigo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário