Crônica 10 - Segurando a mão da América



Washington, D.C., 26 de dezembro de 1963.

Já faz algum tempo que tento buscar tudo o que é chamado de rock and roll. Desde que Elvis lançou ‘Love me Tender’, há sete anos, minha vida pacata de menininha comportada da capital federal foi por água abaixo. Das paredes do meu quarto, às capas dos meus cadernos da escola tudo o que se via era o nome dos rockstars do momento. As ‘apaixonites’ pelos jogadores de football do colegial já não tinham vez nos meus pensamentos. A minha vida era idolatrar ‘The Pelvis’, em tudo e a todo tempo. 

Então, ouvindo a rádio WQOF de Washington foi arrebatada por uma frase que me pegou de sopetão... ‘Oh, yeah, I'll tell you something...’! O que era aquilo? De onde saiu esse ‘yeah’ ao invés do ‘yes’ normal que os aspirantes a astros cantavam? Afinal, ouvir a WQOF era como ser atropelada por uma enxurrada de Andy Williams e Bobby Vinton durante o dia todo e sem interrupção para os comerciais! Que chatice esses pastiches do Rei!

Carrol James, DJ da radio WQQF


Mas, voltando a tal da música... Ritmo contagiante, com palminhas acompanhando a batida, vozes dobradas, letra bonitinha! Ah... fui fisgada na hora! Tendo acabado de tocar esse petardo, entra a voz do DJ Carroll James: “É isso aí pessoal! Vocês acabaram de escutar pela primeira vez ‘I Want To Hold Your Hand’ dos Beatles! Direto da Inglaterra para nos tornar súditos de vossa majestade de novo!”

Beatles? Como assim? Igual aos Crickets de Buddy Holy? Nossa! Liguei imediatamente na rádio e pedi para ouvir a música de novo! Quer dizer, fiquei 20 minutos tentando, pois a linha só dava ocupado! Quando atenderam, a moça me disse empolgadíssima do outro lado da linha: “Você e mais cinquenta pessoas estão pedindo essa música nesse momento, minha querida! Provavelmente, tocaremos essa música o dia inteiro! Pode ficar sossegada!”

Capa da versão americana editada sem o cigarro
na mão do Paul

Sossegada? Que jeito? Meus ouvidos tinham acabado de ouvir a melhor coisa desde que Elvis mostrou-me o paraíso ao dizer ‘Well, since my baby left me... Well, I found a new place to dwell...’!

The Beatles, The Beatles, The Beatles… fiquei repetindo esse mantra o dia todo na minha cabeça! Segundo o pessoal da rádio, ‘I Want To Hold Your Hand’ será primeiro lugar das paradas até o fim dessa semana se continuar desse jeito!

Hot 100 da Billboard em 1964 com os Beatles monopolizando
o topo do mundo da música

“Essa é uma exclusiva Carroll James”... Berrava o DJ a cada execução da canção! “Vamos trazer esses moços para a América, pessoal!’”, continuava ele a plenos pulmões! Bem que poderiam trazê-los mesmo! Uma música! Só uma música! Imagina as outras!

Aguardando ansiosamente pelo comboio britânico... A América anda muito chata!

Agnes Wilson, de Washignton, D.C.


Por Alysson de Almeida

Comentários