Os livros sobre os Beatles que você PRECISA ter!!


Waldir Dinoá

Amigo beatlemaníaco, tudo bem?? Começo agradecendo a confiança e o espaço oferecidos pelo pessoal que comanda o Beatlelogias para que eu possa compartilhar aqui com vocês uma das minhas grandes paixões quando se trata de Beatles: os livros escritos sobre os caras!

A cada semana trarei uma pequena resenha sobre aqueles que eu considero os melhores e mais interessantes livros que fazem parte da enorme biblioteca sobre os Beatles existente. Muito se escreveu sobre o Fab Four! Muito ainda se escreve. E muito, certamente, ainda será escrito. Então, diante de tanto material, a pergunta que não quer calar: quais eu devo comprar? Tudo? Claro que não. E é aqui que entra a proposta da nossa coluna. Além de proporcionar espaço (e pretexto) pra gente falar de Beatles, a ideia se resume a tentar orientar, principalmente o pessoal que começou a curtir o trabalho dos famosos cabeludos de Liverpool há menos tempo, acerca de quais seriam os melhores, os mais detalhados, precisos, informativos, interessantes, indispensáveis mesmo, livros sobre os Beatles e sobre John, Paul, George e Ringo, lançados aqui e lá fora.

Alguns desses livros, os fãs dos Beatles sabem muito bem quais são: The
Beatles
(Hunter Davies), Anthology (The Beatles), The Beatles Compleat Chronicle (Mark Lewisohn), Revolution In The Head (Ian MacDonald), Tune In (Mark Lewisohn), Shout (Philip Norman), A Hard Day’s Write (Steve Turner),
All Together Now
(Castleman & Podrazik), The Beatles – An Illustrated Record (Roy Carr & Tony Tyler), o brasileiríssimo Paul McCartney em Discos e Canções (Claudio Dirani) e vários outros. Mas, na floresta de livros existentes sobre a banda, há muitos tesouros escondidos ou pouco conhecidos da maioria. Não se engane. Sempre há algum livro bem bacana a ser descoberto e degustado naquelas tardes preguiçosas de sábado! Alguns dos livros que vou indicar podem ter sido superados com o tempo, como o Black Market Beatles – The Story Behind The Lost Recordings (Belmo), mas o fato de ser um trabalho pioneiro, profundo e de, até hoje, representar um ponto de partida para o colecionador de bootlegs (nesse caso específico), faz com que o livro seja uma peça imprescindível na biblioteca do beatlemaníaco. Livros assim marcaram época e são obrigatórios na nossa estante.

Assim, a partir do momento em que os Beatles surgiram para o mundo e que se começou a escrever sobre eles, cada título importante, cada lançamento significativo estará em nossa lista. Será, obviamente, uma viagem mágica, misteriosa talvez, mas maravilhosa certamente.

A partir da próxima semana, analisamos uma seleção de 22 livros lançados no Brasil, os quais considero os melhores em nosso idioma. Na sequência, ampliamos o espectro e abordamos o que há de melhor na biblioteca internacional (preferencialmente em língua inglesa). Eu espero que vocês curtam bastante. Até lá, então.

 


Waldir Dinoá (59 anos) é músico, arquiteto e colecionador de Beatles desde 1974. Nascido em João Pessoa, Paraíba, já participou de inúmeros projetos de tributo aos Beatles, tanto no Brasil quanto na Argentina, onde morou por cinco anos. Em 2011, gravou música sua (ainda inédita) nos estúdios Abbey Road, em Londres. Atualmente lidera as bandas Beatles Tribute Band e The McCartney Project, além de estar finalizando a gravação de seu primeiro cd, composto apenas com suas próprias músicas.
    

Comentários