Beatleteca 01 - A VIDA DOS BEATLES - Hunter Davies (1968)



por Waldir Dinoá

 Tudo bem, eu e você adoramos ouvir os Beatles, ver os Beatles tocando, cantando, dando entrevistas, gravando, atuando. Mas, e ler sobre os Beatles? Você gosta também? Claro, né? Eu simplesmente adoro. Até coleciono os livros que saem falando sobre eles. Principalmente aqueles mais importantes, que se destacam por um ou mesmo diversos aspectos.

 

Esta coluna é sobre os livros já lançados sobre os Beatles. Pelo menos os que eu julgo os principais, os mais importantes, os melhores! E, pra começar, que tal uma verdadeira seleção com os 22 títulos, em português, que eu considero indispensáveis na biblioteca de qualquer fã dos Beatles? A partir desta semana, com vocês, uma série especial, onde comento sobre aquela que eu considero a biblioteca básica, em língua portuguesa, quando o assunto é Beatles.

 





01/22 A VIDA DOS BEATLES - Hunter Davies (1968) (417 págs.)


É a primeira e única biografia autorizada, portanto, oficial, sobre os Beatles. Escrita por quem conviveu com a banda durante várias semanas. Só isso já transforma esse livro no chamado "must".


Lançado numa época em que nem sonhávamos com Internet e as informações eram muito mais escassas e o mundo lá fora parecia inalcançável, o livro trazia inúmeras histórias envolvendo o crescimento e formação dos nossos heróis, os primeiros anos da banda e até o processo criativo de algumas canções. Tudo isso acabou fazendo do livro de Hunter Davies uma referência instantânea em Beatles.

Importante registrar, ainda, que o fato de se tratar de uma biografia oficial autorizada significou que muita estória "cabeluda" ficou de fora. Aliás, quando o livro saiu, a banda já estava em franco processo de dissolução e o pau tava quebrando na estrutura interna dos Beatles. O mundo, claro, ainda não sabia, e nada disso apareceu no livro de Hunter Davies.


No entanto, mesmo hoje, quando todos sabemos como se desenrolou a história, isso não importa. São 417 páginas de uma leitura deliciosa e estimulante.

O livro foi atualizado posteriormente, inclusive no Brasil, ganhando um capítulo "pós-escrito" em 1985.


Hunter Davies



ONDE COMPRAR: 


Com preço médio de 71 reais, separamos um link com várias opções de sites onde você encontra o livro de Hunter Davies disponível. Só clicar no botão abaixo:






Comentários