Beatleteca 04 - A Batalha pela Alma dos Beatles (Peter Doggett)



por Waldir Dinoá



04/22 A BATALHA PELA ALMA DOS BEATLES - Peter Doggett (2012) (512 págs)


Se há uma fase na carreira dos Beatles que eu gosto de pesquisar, ler, saber tudo o que aconteceu, é a que se refere aos eventos que precipitaram a dissolução da banda. E é justamente a que carecia de mais e melhores referências.

Até que o jornalista inglês Peter Doggett lançou A Batalha Pela Alma dos Beatles (You Never Give me Your Money)! Todas as incríveis disputas jurídicas, as trapalhadas financeiras e empresariais de quatro músicos geniais que trocaram os instrumentos, pelo menos por um momento, para brincar de monopólio, como já se disse, são escrutinadas neste relato impressionante.

A ingenuidade dos Beatles, a falta de escrúpulos de quem se aproveitou do
momento para faturar em cima dos rapazes, o que rolou por trás da ascensão e "queda" da Apple, o selo criado pela banda, cercado de tantos sonhos e visões utópicas (uma boutique só com roupas brancas, um selo de gravações disposto a receber e apreciar fitas de todos os artistas que tivessem algo a mostrar, um departamento de eletrônica a cargo de um inventor maluco), tudo isso pode ser conferido nesse livro, resultado de extensas pesquisas e entrevistas com todos os envolvidos na história (roadies, amigos, músicos, empresários...).

Fica claro como John, Paul, George e Ringo quase que enterraram totalmente uma amizade longínqua e duradoura, por causa de uma disputa feroz por um império fadado a desmoronar desde a sua concepção.

Em A Batalha Pela Alma dos Beatles, o leitor tem acesso privilegiado aos bastidores de uma verdadeira guerra de titãs, um conflito épico pelos negócios da banda mais famosa do mundo. Uma monumental disputa da qual o grande público sabia pouco ou quase nada. Livro mais que essencial.    


ONDE COMPRAR: 


Com preços variando de R$29,94 (usado) a R$69,00 (novo), separamos um link com várias opções de sites onde você encontra o livro para comprar. Só clicar no botão abaixo: 






Comentários