Por Paul DuNoyer(*)
Nos cinco anos que se passaram desde 1975, a vida de John Lennon viu alguma tranquilidade incomum. Pela primeira vez desde a rápida ascensão dos Beatles, ele estava livre de todas as obrigações de gravação. Suas lutas de longa data com a imigração americana foram concluídas com sucesso. Reunido com Yoko, o casal foi finalmente abençoado com o filho que tanto desejava.
Desde o nascimento de Sean, John se dedicou à paternidade e à vida doméstica, duas atividades nas quais ele nunca havia brilhado visivelmente. Ele fez gravações caseiras ocasionais, mas a indústria da música precisou aprender a conviver sem ele. Ele fez algumas viagens ao exterior, incluindo Hong Kong e Egito, mas disfarçado de cidadão comum, não de estrela do rock. Yoko, também, havia colocado sua carreira artística em espera: John pediu a ela para supervisionar seus negócios.
‘Foi muito difícil’, ela admite hoje. "E as pessoas
não entendiam isso. Eles diziam: "Que sorte você tem, que ele está
deixando você fazer o negócio." Eu não pensei dessa forma. Pensei nisso
como descer um degrau, para um artista. Mas pensei: “Eu não deveria estar tão
orgulhosa, não deveria ser tão elitista sobre isso”. Então eu disse "Bem,
OK". E eu estava com medo porque pensei: “Será que vou fazer direito?” A
responsabilidade era pesada. '
Desde o início, então, Double Fantasy foi uma colaboração
de John e Yoko, assim como seus primeiros álbuns de vanguarda. E em seu "bate
bola" de pontos de vista alternados, formalizou um padrão que
instintivamente adotaram em Sometime In New York City.
‘Estávamos ambos anotando ideias de músicas ... John
apareceu com duas ótimas músicas. Então eu disse "Por que não lançamos um
EP?" Ele disse: "Quer dizer que vamos gravar de novo?"
"Sim, sim, por que não?" No minuto em que sugeri essa ideia, ele
começou a criar tantas músicas, então percebemos que não era mais um EP. Foi um
LP. John estava tão feliz. Quando era pra ser um diálogo entre homem e mulher,
ele me ligou de onde estava - Bermuda - e disse que viu uma placa dizendo
"Double Fantasy" no jardim da cidade. Era o nome de uma flor. Não
podíamos acreditar como esse título veio a nós, simplesmente assim. '
'John de repente ficou com medo de que outro casal cantor / compositor pudesse fazer isso antes de nós. Então era hora de ter pressa. Mas ninguém fez isso, e ninguém fez isso desde então. Poderíamos ter ficado mais relaxados sobre isso.'
As sessões iniciais aconteceram no Dakota em agosto,
mudando para a Hit Factory de Nova York com o co-produtor Jack Douglas. Ainda
assim, à luz da experiência, Yoko não estava convencida de que seu “bate bola”
seria simétrico. 'Antigamente,' diz Yoko 'Estávamos fazendo canções de John e
ele dizia, às duas horas da manhã, ou algo assim, “Oh, há uma que Yoko criou
esta manhã, então vamos tentar isso." E eu pensei, em Double Fantasy vai
ser assim também. Eu estava preparada para isso. Foi bom. Mas não! John se
preocupava tanto com minhas músicas. Eu fiquei muito impressionada.'
‘Depois do hiato de cinco anos, para John sair e fazer
seu álbum, toda a indústria musical estava totalmente animada e todos queriam as
músicas de John e não estavam muito felizes por eu estar lá. Então, na
gravação, John realmente me protegeu. Foi preciso. Mas fiquei surpresa,
lembrando dos velhos tempos.
Double Fantasy foi um álbum corajoso da parte de John, e
não apenas por sua lealdade a Yoko. Aqui estava um homem cuja imagem estava
congelada no rock'n'roll, com todas as suas conotações de juventude, rebelião e
extremismo. No entanto, seu objetivo desta vez era abordar a meia-idade, e a
geração que cresceu com ele, e considerar questões - de paternidade, de
casamento, de relações maduras entre os sexos – nas quais a música pop mal tocava.
O tilintar de sinos que introduz "(Just Like)
Starting Over" foi um contraste deliberado com o som sinistro que abriu a
John Lennon / Plastic Ono Band dez anos antes. Double Fantasy era sobre abraçar o
futuro com esperança e tratar o passado com carinho. Dois heróis de sua
juventude, Elvis Presley e Roy Orbison, são imitados de maneira divertida na
primeira faixa de John, uma celebração que afirma a vida da nova década que
está começando. Yoko responde com ‘Kiss Kiss Kiss’, flagrantemente sensual; na
mente dos Lennons, "fantasia dupla" tinha aspectos eróticos
definidos.
No entanto, esta não era uma representação unidimensional
da bem-aventurança. ‘Cleanup Time’ fala sobre a resolução de John de enfrentar
o futuro estando em melhor forma, mas ‘Give Me Something’ de Yoko é um desafio
pungente para mostrar envolvimento emocional. ‘I’m Losing You’ e ‘I’m Moving
On’ mergulham ainda mais fundo na discórdia, o primeiro como um eco do "Lost
Weekend" de John no álbum Walls And Bridges ", a última uma segunda
instância de Yoko como o realista impaciente.
'Não é feliz ter sorte', afirma ela. ‘A música I’m Losing You ’de John, mesmo agora quando ouço isso, fico arrepiada e engasgada. E ‘I’m Moving On’ ... Bem, é assim que éramos.
As tensões derretem com uma rapidez maravilhosa em "Beautiful Boy (Darling Boy)", a doce canção de John para Sean. Dentro do fluxo narrativo deste álbum, é como se a chegada de uma criança trouxesse uma magia de transformação. ‘Watching The Wheels’ é o desafio do pai satisfeito a um mundo tão bobo que pensa que ele poderia ter qualquer papel mais importante. E em ‘Yes, I’m Your Angel’, os pais desfrutam de um pouco de tempo de recuperação juntos. Chegamos ao ponto crucial do álbum, talvez, na notável ‘Woaman’ de John - uma música que muitas vezes é comparada com sua ‘Girl’ de 15 anos antes, como uma medida do desenvolvimento pessoal do homem. Em ‘Beautiful Boys’ de Yoko, ouvimos uma mensagem estimulante de encorajamento para qualquer homem nesse caminho.
As canções restantes servem para consolidar esta harmonia
duramente conquistada. ‘Dear Yoko’ de John, impulsionada pelos gorgolejos
exuberantes de Buddy Holly, brilha com a mesma alegria pura que ‘Oh Yoko!’ de
Imagine. A sua própria ‘Every Man Has A Woman Who Loves Him’ é igualmente doce.
E a melancólica ‘Hard Times Are Over’ leva a história à sua conclusão graciosa
- embora sua mensagem seja sutilmente qualificada, notamos, pela adição
cautelosa de ‘por um tempo’ ...
John estava agora na interessante posição de ter seu
próprio álbum e convidar as gravadoras para negociar - de preferência por meio
de sua esposa.
No evento, foi a gravadora de David Geffen que ganhou o
prêmio. ‘Bem,’ sorri Yoko, ‘acho que David foi extremamente sábio! Você pode
imaginar, todos os outros presidentes de gravadoras não suportavam que tivessem
que falar comigo. Então eles diziam “deixe-me falar com John, por favor”, no
telefone, sabe? E John estava dizendo “Esqueça-os. Todos eles sabem que você
está tocando o negócio. E se eles não conseguem entender isso, e nem mesmo
podem falar com você, nós não fecharemos com eles.” E então, um dia, David
Geffen me enviou um telegrama. Eu me reportei a John. E John disse "ele é
o cara, então."
É claro que não haveria mais gravações emitidas durante a
vida de John Lennon. É verdade que ainda havia algumas músicas inéditas,
principalmente na pretendida sequência de Double Fantasy, Milk And Honey - mas
eram para outro dia. Em 9 de dezembro de 1980, o mundo acordou para refletir
sobre o que havia perdido.
(*) Texto incluído na versão 2010 Definitive Remaster
de Double Fantasy da EMI. Traduzido por Alysson de Almeida.
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