John Lennon / Plastic Ono Band – 50 anos da ‘estreia’ solo visceral e em carne viva de John Lennon.

 


Por Paul DuNoyer(*)

 O primeiro álbum solo de John Lennon estava longe de ser seu primeiro trabalho fora dos Beatles. Para espanto generalizado, ele e Yoko Ono já haviam lançado três álbuns com ‘gravações de vanguarda’ (Two Virgins, Life With The Lions e Wedding Album). E com a Plastic Ono Band, o casal fez o álbum de rock Live Peace In Toronto 1969.

John tinha até conseguido três singles de sucesso: ‘Give Peace A Chance’, ‘Cold Turkey’ e ‘Instant Karma! (We All Shine On)'. Tudo foi feito com quase nenhum ex-companheiro da antiga banda à vista.

O que intensificou o interesse por John Lennon / Plastic Ono Band, entretanto, foi que esse foi seu primeiro álbum pós-Beatles. Na data de lançamento em 11 de novembro de 1970, o antigo grupo estava oficialmente extinto há vários meses e a participação real de John havia cessado um ano atrás. As pessoas demoraram muito para entender que os Beatles estavam acabados. Mas, neste momento em 1970, o próprio John Lennon não tinha dúvidas. Esse sonho realmente acabou.

Condicionados pelo poderoso impacto de cada lançamento sucessivo dos Beatles, os fãs ainda esperavam grandes coisas dos quatro. Nem mesmo Let It Be, aquele final ligeiramente desanimador, poderia diminuir a expectativa. E Lennon estava pronto para o desafio. Se as pessoas estavam esperando tábuas de pedra da montanha, bem, ele certamente tentaria.

Por mais libertadores que tenham sido aqueles álbuns experimentais com Yoko, ele ainda era uma estrela do rock que via seu legítimo lar no topo das paradas de vendas. O novo álbum, John Lennon / Plastic Ono Band, era para ser uma declaração poderosa e um evento mainstream.

Como se não quisesse se livrar totalmente do escudo protetor de uma identidade de grupo, John colocou "Plastic Ono Band" no título de seu álbum - mesmo que fossem mais um conceito do que uma formação fixa. A arte da capa, no entanto, mostra apenas dois indivíduos: ele e Yoko, mergulhados na paz da floresta, exibindo os penteados curtos que eles adotaram simbolicamente nas últimas horas dos anos 1960. A própria Yoko lançou um álbum complementar, com embalagem semelhante, como Yoko Ono / Plastic Ono Band. Na prática, eles pensavam que eram discos sem título. John se referiu a ele pela música de abertura ‘Mother’, e Yoko por sua faixa correspondente ‘Why’.



Seja como for, no álbum John é um dos artistas mais ousados da história do rock. Como os outros Beatles, como Bob Dylan e Jimi Hendrix, ele pertencia a uma corte que não via nenhuma desconexão entre aventura artística e ambição comercial. Ele havia acabado de passar sete anos criando os maiores sucessos pop de todos os tempos, geralmente com sons extremamente inovadores. Desta vez, sua bravata foi mais confessional do que sonora. Embora mais simples na sua execução, o efeito de John Lennon / Plastic Ono Band ainda é de cair o queixo tal qual, digamos, "A Day in the Life" ou "Strawberry Fields Forever".

No entanto, a abordagem de John para este álbum revolucionário foi quase conservadora. Além de sua amada Yoko, ele escolheu para seu time o confiável baterista Ringo Starr, e no baixo um velho camarada dos tempos longínquos de Hamburgo, Klaus Voormann. Outro amigo de longa data, Billy Preston, acrescentaria piano, como havia feito em ‘Get Back’. E por toda parte estava a familiaridade dos estúdios da EMI em Abbey Road, em Londres.

Até mesmo a escolha de Phil Spector como co-produtor foi um desenvolvimento orgânico dos últimos dias dos The Beatles - o americano tinha vindo para a Inglaterra no início de 1970 para a conclusão polêmica das fitas Let It Be e ficou por perto para ajudar com a potência de John no single 'Instant Karma! (We All Shine On)'.

Se Spector era lendário por seu estilo de estúdio maciço e completo - e, pelo menos aos
olhos de Paul McCartney, tinha levado isso ao excesso em Let It Be - aqui ele estava contente em deixar as músicas tão brutalmente sem adornos quanto John poderia desejar. John Lennon / Plastic Ono Band não é o registro sombrio de algumas descrições, pois há algumas melodias lindas e arranjos suavemente sedutores. Mas a pureza absoluta das canções é sempre primordial.

‘Phil Spector veio muito mais tarde, na verdade’, explicou Yoko Ono. "Fizemos a maior parte por conta própria. Se ele, Phil, tivesse feito isso desde o início, tenho certeza que teria sido um álbum totalmente diferente, exuberante, com a famosa Wall of Sound dele. John Lennon / Plastic Ono Band é uma amostra da alma de John.'

O catalisador aqui foi o Dr. Arthur Janov, um psicoterapeuta americano que ficou conhecido por seu novo livro ‘The Primal Scream’. Uma cópia chegou até John, que se mostrou o público mais receptivo. Olhando para trás, não é de admirar. Músicas de Lennon de destaque dos dois anos anteriores - pense em ‘Yer Blues’, ‘Julia’. ‘I Want You (She's So Heavy)’, ‘Cold Turkey’ - indica um escritor que trocou o jogo de palavras psicodélico por um autoexame implacável, pontuado por uivos de desespero. Era a afirmação de Janov de que escapamos de nossa dor psíquica descobrindo as cicatrizes da infância. John Lennon já estava praticamente inscrito.

Entretanto, nada sobre a vida caótica dos Lennons naquele ano deixava tempo para cursos de lazer de autodescoberta, e suas sessões com o Dr. Janov (na Califórnia e na Inglaterra) foram breves. Felizmente, John estava suficientemente energizado para derramar seus pensamentos na música.

Considere sua posição. A criança, diz um velho aforismo, é o pai do homem, e a capa traseira do disco carregaria uma foto granulada daquele estudante perdido de Liverpool. Em 1970, o órfão de 29 anos (pois considerava seu pai como "morto" para ele como Julia, sua mãe) estava naquele momento sem âncora em qualquer credo político ou espiritual. E ele tinha acabado de sair da maior banda da história. Era chegado o momento de fazer um reconhecimento purgativo de sua própria alma.

‘Mother’, com seu sino fúnebre, abre o álbum com uma nota de introspecção solene, construindo um clímax de abandono autenticamente "Primal Scream". No final do disco, a coda áspera "My Mummy’s Dead" soa como uma transmissão fantasmagórica do quarto de adolescente dos anos 1950 na Menlove Avenue; podemos visitar aquela sala hoje e ver, como diz Yoko, que ‘o quarto de sua infância era tão pequeno, mas que grande sonho ele deve ter contido’.

O álbum mostra canções da intimidade mais simples e da visão mais grandiosa. Se ‘Working Class Hero' está muito impregnada de ambiguidades honestas para se tornar o hino populista que John esperava, então 'God' é talvez a declaração mais clara que ele já fez em uma canção - uma abdicação majestosa do posto de falso profeta que ele nunca havia buscado.

No lançamento, John Lennon / Plastic Ono Band confundiu a todos. Não havia melodias de rádio convidativas, nem singles de sucesso ou cantores coletivos. Alguns ouvintes perceberam que Lennon fez o registro mais poderoso de sua vida, mas isso desafiava você a se envolver em um nível superficial. Nada mudou. Essas são canções que pedem nosso envolvimento total - e elas o recompensam profundamente. Se certos sonhos acabassem, novos sonhos surgiriam. Eles podem até se tornar realidade, se apenas tivéssemos o poder de ... Bem, o poder de imaginar. A carreira de John Lennon estava prestes a entrar em seu extraordinário segundo ato ...

(*) Texto incluído em 2010 Lennon 70 Definitive Remaster de John Lennon / Plastic Ono Band da EMI.

Traduzido por Alysson de Almeida

Comentários