Beatleteca 07 - Beatles 1966 - O Ano Revolucionário (Steve Turner)



por Waldir Dinoá

Seguimos com nossa série especial onde comento sobre aquela que eu considero a biblioteca básica, em língua portuguesa, quando o assunto é Beatles.

Com vocês, os 22 livros, em português, indispensáveis na biblioteca de qualquer fã dos Beatles.


07/22 BEATLES 1966 - O ANO REVOLUCIONÁRIO - Steve Turner (2018) (423 págs)

Um dos aspectos mais surpreendentes na carreira dos Beatles é a rapidez com que eles evoluíram de animados e fotogênicos mop tops a quatro artistas absolutamente originais, criativos e antenados com as transformações culturais do mundo que os cercava.

Parecendo estar sempre um ou dois passos à frente de seu tempo, os Beatles desabrocharam na velocidade da luz. A mesma velocidade com que lançavam discos. Dois álbuns por ano, fora singles e Ep's. Um ritmo alucinante. Com o detalhe de que cada trabalho ia superando o anterior em termos de inventividade, experimentação, curiosidade, realização artística, enfim.


Nesse livro, o especialista em Beatles, Steve Turner, identifica, na sua visão, um momento único na carreira da banda onde todo esse processo de evolução e transformação se torna claro, palpável. O ano de 1966.

Para não falar nas transformações culturais pelas quais o mundo passava naquele ano, e que repercutiram de forma marcante na produção dos Beatles, fiquemos com alguns dos fatos que aconteceram capazes de corroborar a tese do autor: sim, 1966 foi O ANO REVOLUCIONÁRIO para os Beatles.


O famoso episódio em que Lennon comparou a popularidade de Jesus Cristo com a dos Beatles, a sensação de medo e pavor envolvendo a viagem ao Japão e Filipinas, o fim das apresentações ao vivo (eventos cada vez mais confusos e perigosos para os Beatles), a gravação e o lançamento de REVOLVER (muitos consideram este o mais importante e revolucionário disco da banda), o início dos trabalhos no que se transformaria no Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, o encontro de John Lennon com Yoko Ono, o uso de LSD, o contato com formas de música mais experimental... são todos alguns dos episódios narrados com propriedade pelo autor, mês a mês. Um livro crucial para quem gosta dos Beatles.

ONDE COMPRAR: 

Com preços por volta de R$45,00, separamos um link com várias opções de sites onde você encontra o livro para comprar. Só clicar no botão abaixo:







Comentários