Especial - The Beatles´ Christmas Records (pt.2)

 



Na primeira parte do nosso Especial de Natal, foram listados os discos natalinos lançados pelos Beatles entre 1963 e 1969. Nesta segunda parte preparamos um guia das canções de Natal lançadas pelos quatro garotos de Liverpool em suas carreiras solo.

Faça uma playlist e deixe rolar enquanto você abre aquele pacotinho de meias que você ganhou de amigo oculto e erga um brinde com aquela taça de cidra cheia de bolinhas!



Christmas Time Is Here Again... Parte II

Por Alysson de Almeida

 

John Lennon e The Plastic Ono Band – Happy Xmas (War IS Over!) – 1971


Começando pela música pop de natal mais famosa de todos os tempos, esta é uma canção de Natal muito incomum. Em vez de evocar sinos de trenó, John Lennon nos pede que pensemos naqueles que vivem com medo e, coletivamente, provocam o fim da guerra. O apelo à ação é o refrão "a guerra acabou, se você quiser".


É um conceito esotérico, mas não infundado, que John Lennon e Yoko Ono também propuseram em "Imagine": se um número suficiente de pessoas quiser que algo aconteça, acontecerá. Portanto, a ideia era fazer com que desejássemos ativamente a paz, que poderia levar ao fim da guerra.

John Lennon e Yoko Ono escreveram isso em seu quarto de hotel em Nova York e gravaram durante a noite de 28 de outubro e na manhã do dia 29 de 1971, na Record Plant em Nova York. Foi lançado nos Estados Unidos no Natal, mas não chegou às paradas. No ano seguinte, foi lançado no Reino Unido, onde se saiu muito melhor, alcançando a 4ª posição. Eventualmente, a música se tornou um clássico de Natal na América, mas demorou um pouco.


John e Yoko passaram muito tempo no final dos anos 60 e início dos anos 70 trabalhando para promover a paz. Em 1969, eles colocaram outdoors nas principais cidades do mundo que diziam: "A guerra acabou! (Se você quiser)." Dois anos depois, esse slogan se tornou a base para essa música quando Lennon decidiu fazer uma gravação de Natal com uma mensagem anti-guerra. John também alegou outra inspiração para escrever a canção: ele disse que estava "cansado do 'White Christmas'".


No refrão, as vozes das crianças são do Harlem Community Choir, que foi trazido para cantar nesta faixa. Eles são creditados no single junto com Yoko e The Plastic Ono Band.

Lennon e Ono produziram a música com a ajuda de Phil Spector. Spector trabalhou em algumas das canções posteriores dos Beatles e também produziu "Instant Karma" de Lennon. A canção foi originalmente lançada em vinil verde claro com "Listen, The Snow Is Falling" de Yoko Ono como o lado B.

No início da música, dois sussurros podem ser ouvidos. Yoko sussurra "Feliz Natal, Kyoko” e John sussurra "Feliz Natal, Julian". Kyoko Chan Cox é filha de Yoko com Anthony Cox e Julian é filho do primeiro casamento de John com Cynthia.

George Harrison - Ding Dong, Ding Dong – 1974


Ding Dong, Ding Dong foi escrita como uma canção de véspera de Ano Novo e lançada em dezembro de 1974 em seu quinto álbum solo, Dark Horse. Foi o primeiro single do álbum na Grã-Bretanha e alguns outros países europeus, e o segundo single, depois de "Dark Horse", na América do Norte. Uma produção em grande escala, a canção incorpora aspectos da técnica Wall of Sound de Phil Spector, particularmente suas gravações de Natal de 1963.


George pegou a letra de "Ding Dong" de gravuras que encontrou em sua casa do século XIX, Friar Park, em Oxfordshire - um legado de seu fundador excêntrico, Frank Crisp. O refrão da canção "Ring out the old, ring in the new" atraiu interpretação, já que Harrison se distanciava de seu passado como membro dos Beatles e como cantor se despedindo de seu primeiro casamento, com Pattie Boyd.

Como em grande parte do álbum Dark Horse, os vocais de George foram prejudicados na gravação por um problema de garganta, em parte devido a ele ter se esforçado demais em projetos de negócios, como sua gravadora recém-lançada, Dark Horse Records. Gravada em seu estúdio Friar Park, a faixa inclui contribuições musicais de Tom Scott, Ringo Starr, Alvin Lee, Ron Wood e Jim Keltner.

No lançamento, a música teve uma resposta desfavorável de muitos críticos musicais, enquanto outros consideraram sua simplicidade musical e lírica um fator positivo para um hit pop contemporâneo. Pela primeira vez com um de seus singles, Harrison fez um vídeo promocional de "Ding Dong", que mostra cenas dele cantando a faixa em Friar Park vestindo uma variedade de trajes temáticos dos Beatles. O vídeo aparece no DVD no box set de oito discos da Apple Years 1968–75 de Harrison, lançado em setembro de 2014.


Paul McCartney - Wonderful Christmastime – 1979


Gravada durante as sessões de seu álbum solo McCartney II (1980), foi lançado em novembro de 1979 após o último álbum de Wings, Back to the Egg, no início daquele ano. Foi o primeiro single solo de McCartney desde que os Wings se formaram.

A canção alcançou sucesso em vários países, incluindo as paradas Billboard Hot 100 e Holiday 100 nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde alcançou a posição 6 na UK Singles Chart e, desde então, foi certificada como Platina. Embora considerada uma das composições mais fracas de McCartney por vários críticos musicais, a canção continua a gozar de popularidade significativa na época do Natal em todo o mundo, e foi tocada por vários artistas.

"Wonderful Christmastime" foi adicionada como faixa bônus na reedição em CD de Back to the Egg de 1993 e na reedição de 2011 "Special Edition" e "Deluxe Edition" de McCartney II; uma versão mais longa e não editada também foi incluída na Deluxe Edition. A faixa também foi mixada em som surround 5.1 para inclusão no lançamento do DVD de 2007 The McCartney Years.

McCartney escreveu a canção na tonalidade de si maior e gravou-a inteiramente sozinho durante as sessões de seu projeto solo McCartney II. Embora os membros do Wings não estejam na gravação, eles aparecem no videoclipe promocional, que foi filmado no Fountain Inn em Ashurst, West Sussex. Também inclui imagens filmadas no Hippodrome Theatre em Eastbourne, onde McCartney ensaiou para a sua turnê de 1979 pelo Reino Unido. O Wings tocou a música durante essa turnê.


Após seu lançamento como single solo no Reino Unido, "Wonderful Christmastime" alcançou a 6ª posição no UK Singles Chart na semana que terminou em 5 de janeiro de 1980. Nos Estados Unidos, o single alcançou a posição 83 em o Top 100 Singles e finalmente estreou na parada Hot 100 em dezembro de 2018 na posição 47, e alcançou a posição 45 em dezembro de 2020 após sua reentrada nas paradas.


Incluindo royalties de versões cover, estimou-se em 2010 que Paul McCartney ganha $ 400.000 por ano com essa música, o que coloca seus ganhos acumulados em mais de $ 15 milhões.

Ringo Starr - I Wanna Be Santa Claus – 1999


Gravar uma música de natal igual os outros três Beatles fizeram? Não... Ringo gravou um disco inteiro sobre o tema!

Ringo Starr e seu parceiro musical Mark Hudson compuseram "Dear Santa" e "Christmas Eve" em julho de 1998 na residência de Starr em Surrey. O par de canções foi gravado alguns meses depois, entre 14 e 16 de setembro no Reino Unido. As sessões de acompanhamento não começaram até 8 de março de 1999 no Whatinthewhatthe? Studios em Los Angeles, onde as faixas "Rudolph the Red-Nosed Reindeer", "The Little Drummer Boy", "Christmas Time (Is Here Again)" e mais trabalhos em "Dear Santa", foram gravados naquele dia.  Tocando nessas faixas estavam Ringo, Hudson, Jim Cox e Steve Dudas.


Gravado ao longo de 1999 o disco é composto meio a meio por canções tradicionais e novos originais e foi feito em vários estúdios nos Estados Unidos e no Reino Unido, com as famílias dos músicos participando e incluindo duas celebridades notáveis convidados, Joe Perry do Aerosmith, nas guitarras “Christmas Time (Is Here Again)” e Timothy B. Schmit, membro do Eagles, tocando baixo em, todas as faixas. Jeff Lynne também canta backing vocals em "Come on Christmas, Christmas Come On", "I Wanna Be Santa Claus" e "Christmas Time (Is Here Again)". As sessões finais do álbum foram realizadas nos dias 8 e 9 de setembro no Whatinthewhatthe? Studios, com a mixagem ocorrendo nos A&M Studios, em Los Angeles, e na Sterling Sound, em Nova York.

Lançado em 19 de outubro de 1999, nos EUA pela Mercury, antes da temporada de Natal, I Wanna Be Santa Claus não foi um sucesso comercial, apesar de suas boas críticas. Foi relançado em 23 de setembro de 2003, intitulado 20th Century Masters: O Melhor de Ringo Starr / The Christmas Collection. Ringo deixou Mercury depois de não terem feito nenhuma promoção para o álbum, o que resultou em baixas vendas.


Para ver os clipes das músicas, clique nos links abaixo:





 


























Comentários