Beatleteca 10 - A BALADA DE JOHN & YOKO - Editores da Rolling Stone Magazine (1983)



Por Waldir Dinoá

Seguimos com nossa série especial onde comento sobre aquela que eu considero a biblioteca básica, em língua portuguesa, quando o assunto é Beatles.

 

Com vocês, os 22 livros, em português, indispensáveis na biblioteca de qualquer fã dos Beatles.




10/22 A BALADA DE JOHN & YOKO - Editores da Rolling Stone Magazine (1983) (317 págs)

 

Logo após a morte de John Lennon, os editores da famosa revista americana Rolling Stone, reuniram entrevistas dadas pelo músico, ensaios - críticos e biográficos - e artigos nos quais as vidas do ex-beatle e de sua esposa, a japonesa Yoko Ono, são analisadas sob uma lupa gigante.

 

A Balada de John & Yoko é uma leitura vibrante, na qual a energia criativa do casal mais famoso do rock exala com força a cada virada de página. Os traumas, a inquietude, a inteligência, as buscas, a rebeldia de um dos maiores ídolos da música, bem como o amor pela artista plástica de vanguarda, Yoko Ono (cuja biografia também é aqui esmiuçada), compõem o pano de fundo de uma obra elucidativa e bastante completa.




De fato, o livro reúne material substancial que disseca desde o grito primal de independência de John em relação aos Beatles, passando pelo seu casamento com Yoko, o ativismo político, a luta pela permanência nos EUA e o afastamento dos discos e palcos para ser um pacato pai de família, invertendo papéis com a mulher que amava, já que esta passou a cuidar dos negócios do casal.


 

John Lennon foi capa da primeira edição da Rolling Stone. Foi capa de novo da primeira edição de aniversário da revista. O casal ia ser novamente matéria de capa para a primeira edição de 1981, na esteira da retomada da vida artística com o recente lançamento do álbum Double Fantasy, quando veio a tragédia. A Balada de John & Yoko é um tributo à altura do casal cujo exemplo e comportamento ajudou a definir um tempo, uma geração.


ONDE COMPRAR: 


Com preços variando de R$9,90 a R$16,00 (usados), separamos um link com várias opções de sites onde você encontra o livro para comprar. Só clicar no botão abaixo: 





Comentários