Beatleteca 12 - HERE, THERE AND EVERYWHERE - MINHA VIDA GRAVANDO OS BEATLES - Geoff Emerick (2013)



por Waldir Dinoá

Seguimos com nossa série especial onde comento sobre aquela que eu considero a biblioteca básica, em língua portuguesa, quando o assunto é Beatles.

Com vocês, os 22 livros, em português, indispensáveis na biblioteca de qualquer fã dos Beatles.


 

12/22 HERE, THERE AND EVERYWHERE - MINHA VIDA GRAVANDO OS BEATLES - Geoff Emerick (2013) (478 págs)

 

Grande parte dos fãs dos Beatles considera que o melhor trabalho da banda começa a acontecer a partir do lançamento, em 1966, do álbum Revolver, indo até o disco Abbey Road, lançado três anos depois. Pois é justamente o período em que Geoff Emerick (um rapazote que começou como assistente nos primeiros anos dos Beatles) atuou como engenheiro de som naqueles que são considerados, por muitos, os melhores discos da carreira dos quatro cabeludos de Liverpool.


Com um texto claro, fluido e estimulante, Geoff relata histórias incríveis dos bastidores das sessões de gravação de alguns dos discos mais incríveis de todos os tempos, colocando o leitor dentro do estúdio enquanto obras primas como Tomorrow Never Knows e tantas outras vão surgindo. A ousadia, a inventividade, a originalidade dos Beatles enquanto compositores, as tensões, a personalidade de cada um, nada fica de fora.

 

O livro é, muitas vezes, técnico, mas, nem de longe, chato. Músicos, produtores musicais, compositores (ainda aqueles que não são fãs dos Beatles), vão encontrar uma quantidade enorme de informação interessante. Sob uma ótica, o livro serve mesmo até como um manual de produção musical, notadamente no tocante ao processo de criação.



Mas os conflitos entre os integrantes dos Beatles, que acabaram por levar à dissolução da banda, também fazem parte do relato de Geoff, que não se furta a lançar suas próprias (e, às vezes, polêmicas) opiniões sobre cada um dos rapazes, o que, dependendo do beatle favorito do leitor, pode ser um "problema".

 

Mas não se engane. É um dos melhores e mais bem escritos livros sobre os Beatles. Principalmente porque foca, com riqueza de detalhes, na produção musical contida naquele que é considerado o período mais genial da banda.


Como bônus, Geoff ainda relembra tudo sobre sua participação nas gravações do álbum de Paul e dos Wings, Band on The Run. Livro imprescindível.



ONDE COMPRAR: 


Com preços variando de R$24,90(ebook) a R$130,00 (usado) separamos um link com várias opções de sites onde você encontra o livro para comprar. Só clicar no botão abaixo: 




 

Comentários