Quando Bob Dylan e John Lennon pegaram um táxi bizarro



*por Dave Swanson

Uma das cenas mais memoráveis ​​do filme nunca lançado de DA Pennebaker, Eat the Document, mostra Bob Dylan dividindo um táxi com John Lennon em 27 de maio de 1966.

Este encontro bizarro, aparentemente movido a drogas, permanece tão histórico quanto totalmente estranho. Existe uma razão para isso. Lennon mais tarde pareceu confirmar que os dois usaram heroína. Ele descreveu esse período, em uma conversa com Jann Wenner, da revista Rolling Stone , como um período em que ambos estavam "tanto na sombra quanto na porra da droga".

Foto de John Lennon em entrevista para a Rolling Stone (1970)

Enquanto eles rodam por Londres, Lennon parece estar se esforçando ao máximo para seguir a premissa do filme, enquanto Dylan desmorona. “Você sofre de dor nos olhos, testa ondulada ou cabelo encaracolado? Pegue Zimdon! ”Lennon zombeteiramente diz em um ponto. Mais tarde, ele tenta encorajar Dylan, dizendo“ venha, venha, garoto, é apenas um filme. Controle-se." As duas lendas do Rock passam a maior parte de seu tempo juntas envolvidas em uma conversa ampla e de forma livre que vai de Mamas and Papas e Barry McGuire à publicação de música e à ideia de que o Tâmisa impediu Hitler de invadir a Inglaterra.

Barry McGuire, intérprete da polêmica "Eve of Destruction" foi assunto na estranha conversa de Dylan e Lennon 

“Eles tiveram uma relação engraçada para começar”, disse Pennebaker a Gadfly em 1999. “Nesta cena em particular, era como se eles estivessem tentando inventar algo para mim que fosse divertido de alguma forma - mas ao mesmo tempo eles estavam fazendo isso um pelo outro. Não era exatamente uma conversa, de forma alguma. Dylan estava tão fora de si e em um estado tão terrível que, depois de um tempo, acho que ele não sabia o que estava dizendo. "


Dylan estava no meio de mais um ano de mudança no jogo, destacado por uma polêmica turnê pelo Reino Unido em 1966 com membros da banda
 que seria o foco do projeto de Pennebaker. O diretor já havia explorado a turnê de Dylan em 1965 para o clássico Don't Look Back , um filme que habilmente capturou o senso de descoberta em torno de seu novo caminho polêmico em direção ao Rock and Roll. Essa segunda rodada, no entanto, seria muito diferente para Dylan e seu cineasta escolhido a dedo. Os shows de 1966 foram abalados por protestos , o próprio Dylan estava reconhecidamente lutando contra um vício paralisante , e Eat the Document foi eventualmente arquivado quando o cantor e compositor mudou para sua fase Woodstock.

Dylan em 1966 durante as gravações do documentário "Eat the Document"

“Bem, nós cortamos rápido aos olhos. É rápido aos olhos”, disse Dylan à Rolling Stone em 1969. “Eu teria que deixar você ver por si mesmo, para pensar se é bom. Não sei se é bom. Para mim, é rápido demais para os olhos ... mas há algumas pessoas que dizem que é realmente bom. Johnny Cash está nele. John Lennon está nele. A banda está nisso. " Falando de Lennon, Dylan acrescentou: "Ele é um sujeito maravilhoso ... e sempre gosto de vê-lo."

Seu motorista naquele dia era Tom Keylock, uma figura um tanto misteriosa que serviu como motorista e "consertador" na comitiva dos Rolling Stones desde o início. Dylan tenta envolvê-lo, sem sucesso, em toda a cena estendida de Pennebaker; mais tarde, Lennon finalmente deixa escapar, "Permissão para pousar, Tom."

John & Dylan se influenciaram mutuamente durante os anos 1960

Em determinado momento, um Dylan mal desbotado e nitidamente desorientado coloca a cabeça entre as mãos. "Oh Deus, eu não quero ficar doente aqui", diz ele. "E se eu vomitar na câmera?" Depois que a cena foi filmada, Pennebaker confirmou que Dylan desmaiou. "Acabamos no saguão do hotel, vomitando naqueles vasos de flores vitorianos", disse Lennon em 1980. A equipe de Dylan, então, "o arrastou escada acima do hotel", acrescentou Pennebaker, "e quando ele chegou ao quarto, ele estava muito doente. "

Lennon finalmente pareceu aliviado que Eat the Document nunca foi lançado oficialmente. "No filme, estou apenas tagarelando e comentando o tempo todo, como você faz quando está muito chapado ou drogado", disse Lennon a Wenner. "Eu tinha ficado acordado a noite toda. Estávamos sendo uns idiotas espertos. É terrível."

Veja a cena de Bob Dylan com John Lennon



* Tradução da matéria original da Ultimate Classic Rock "When Bob Dylan and John Lennon Took a Bizare Cab Ride"

Comentários