Todo Mundo Tocando Beatles - HEMP! - Tributo Reggae aos Beatles (Vol.2)





 TODO MUNDO TOCANDO BEATLES


por Leko Soares

HEMP – A Reggae Tribute to The Beatles Vol.II

Lançado em 2013 no Brasil pela Sound System Brazil, em parceria com a MIT, Hemp! é o segundo volume do tributo Reggae aos Beatles (o primeiro volume foi lançado em 2005 com o sugestivo título de “El Album Verde”

O título da coleção - Hemp! Com esse ponto de exclamação faz referência a Help!, o segundo filme dos Beatles, lançado em julho de 1965 e que, coincidentemente é marcado por relatos de bastidores em que os quatro músicos passaram o tempo todo chapados da erva dando trabalho para o diretor Dick Lester. Segundo a assessoria do projeto, o nome Hemp! Também faz alusão à mensagem de consciência ecológica e a necessidade de proporcionar informação no uso industrial do “hemp”.

Coordenado e organizado pelo produtor argentino Hernan Sforzini, através de sua gravadora, a Afro Beat, o álbum triplo e disponível nas plataformas de streaming, conta com a participação de 56 artistas dos quatro cantos do mundo, das Américas, Europa, África e Oceania. As músicas foram gravadas em 35 estúdios diferentes.

 

Hernan Sforzini (coordenador do projeto)

Apesar de um acervo de 48 versões distribuídas em mais de 3 horas de música, o tributo surpreende pela quantidade de grandes momentos e o alto nível das interpretações e recriações do catálogo beatle.

De cara, o primeiro destaque vai para a abertura com a moderna versão de “A Hard Day’s Night”, com participação do vocalista do UB40 Ali Campbell e da dupla Sly & Robbie na bateria e baixo, respectivamente.

Pra quem curte o Reggae mais tradicional, não faltam boas releituras como a de Sig Ragga em “The Fool on the Hill” que traz uma energia incrível em contraste à original e melancólica balada de McCartney em Magical Mistery Tour. Outros destaques nesse nicho vão para “And I Love Her”(Desmond Foster), “Love Me Do” (Mellow Mood) e Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band, regravada pelos argentinos do Los Pericos, com um frescor latino nos arranjos que combinou muito com a vibe da música.

Apesar de ser apontada como a música mais regravada de todos os tempos, St. Croix Ras Attitude e o grupo The Oneness conseguem surpreender em uma releitura incrível para Yesterday ,

No quesito ‘virada no avesso’, meus destaques vão para Quique Neira e os Dubies que recriaram “Across the Universe” em uma vibe que deixaria Lennon orgulho. “Something” ficou deliciosa na voz de Nkulee Dube, acompanhada pelos britânicos dos Robotiks e ganhou um solo suingado que, se não bate o original (tarefa quase impossível), passa longe de fazer feio. Prezident Brown‘s recria “From Me To You” em uma pegada Reggae/ Hip Hop fantástica.

Impossível não mencionar também a surpreendente interpretação do argentino Bahiano (Fernando Hortal) em “BlackBird” com direito a solo de Hammond e mudança de andamento. Essa deixaria o ex-maconheiro Paul, orgulhoso, com certeza.

 

Fernando Hortal, o Bahiano (é argentino) - um dos destaques do Tributo

Dear Prudence interpretada por Blakkamoore, HuamnlDub e Zion Train é uma das mais legais do projeto também arranca suspiros. Destaque para a linha de baixo que em momentos remete à

Entre as participações brasileiras, Pablo Molina e Leões de Israel mantém a vibe contemplativa de “All You Need is Love” com alguns tragos a mais e o Olodum participa com Let it Be numa versão mais comedida. Mas meu destaque entre os brazucas vai pra Tribo de Jah e uma versão de muito bom gosto de “Michelle” que como era de se esperar, combinou muito bem com a vibe reggae/latina do projeto.

 

Indicado para adeptos de Reggae, Beatles, música boa....

 

Comentários