My Beatles Experience - Os 50 anos do Abbey Road



E finalmente chegou o dia: Hoje, 26 de setembro de 2019, o último álbum dos Beatles completa 50 anos de existência. Como parte das comemorações do aniversário do icônico "Abbey Road" retornamos com a nossa já querida sessão "My Beatles Experience". Pra quem é marinheiro de primeira viagem, uma breve explicação: Nesse espaço, coletamos depoimentos de beatlemaníacos sobre o impacto que determinada obra dos Fab4 tiveram em suas vidas, desde o primeiro contato até os dias atuais. E a sessão de hoje tem presenças ilustres de figuras conhecidas da Beatlemania brasileira. Confere aí!


Eu ouvi o Abbey Road com uns12 anos, numa copia em vinil brasileira. Fiquei impressionado com I Want You. Era um disco diferente dos outros, em tudo. Até pela capa. Passou a ser um dos meus favoritos. Ate eu comprar uma cópia importada, em 1975. Redescobri o disco. Ou melhor, um novo disco. O som era outro. A mixagem perfeita, dava para ouvir claramente os instrumentos e o estereo. A bateria de Ringo no lado B tinha um destaque. Ai sim eu vi a força das musicas, das letras. Um disco irretocavel. Realmente o melhor dos Beatles! - Ricardo Pugialli é escritor e um dos maiores expoentes da Beatlemania no Brasil - Visite: Beatlemania



"O Abbey Road sempre esteve na coleção das minhas irmãs e eu não gostava. Eu era menininho e gostava de um Rock mais cru, mais básico e por isso que minha primeira experiência com os Beatles, por incrível que pareça, foi o álbum "Please Please Me". O "Abbey Road" cresceu no meu gosto ao longo dos anos, até hoje ser um dos meus discos prediletos, apesar de eu achar um disco um tanto quanto irregular, com muita demo que Paul e John tinham. Sem paciência pra trabalhar juntos, eles pegaram essas demos, que vinham desde 1968 e juntaram para fazer um disco. Então, há músicas maravilhosas como "Come Together", "Here Comes the Sun" e "Something" e até "Octopus Garden", mas, o restante do disco eu acho um tanto quanto irregular. Então, ele está longe de ser meu disco favorito dos Beatles, apesar dele ser o disco favorito da maioria das pessoas. Mas, é um disco que, como eu disse; ao longo dos anos ficou no imaginário das pessoas como o último disco dos Beatles e tudo mais. Muita gente ainda me pergunta: "The End foi proposital"? Creio que não. Ainda mais agora a gente sabendo das últimas reuniões com John, Paul e o George. Sabendo que eles até cogitavam ter mais um disco no final de 1969 e não era o "Let it Be", não! Então, é um disco que, sinceramente, eu não acho que merece tanto quanto ele é. Eu prefiro o "Album Branco" ou o "Sgt Peppers".  - Gilvan Moura é um dos maiores especialistas em Beatles no Brasil. Visite: The Beatles School 


"Acho o Abbey Road o mais próximo da música que provavelmente é ouvida no Paraíso. Tudo ali é perfeito, desde as belíssimas canções de Harrison, consolidando-o como um compositor à altura de Lennon & McCartney, até o medley de canções inacabadas, incrivelmente costuradas por George Martin, a ponto de quase nos fazer esquecer o clima de tensão e despedida vivido pelo grupo. É um disco para ser apreciado quase que religiosamente, sabendo que mesmo em meio a tantas turbulências, a banda conseguiu tirar inspiração e criatividade para produzir esta obra-prima."- Ed Carlos da Silva é profundo conhecedor do universo beatlemaníaco e editor do Canal dos Beatles. Visite! 



Para começar, meus parabéns Abbey (que é como eu o chamo) pelos seus 50 anos!

De cara não me lembro do meu primeiro momento com esta obra-prima. Pois, desde que nasci, exatamente dez anos depois do seu lançamento, este disco já estava tocando lá em casa, graças aos meus irmãos mais velhos Afrânio e Dinho - que Deus o tenha.        
Minhas primeiras lembranças desse disco são de Octopus’ Garden e Come Together. Mas, não sei por quê!
Enfim... Depois de certa idade e já viciado nessas canções, vieram algumas experiências inesquecíveis, como por exemplo, a canção Come Together que tocamos quando integrei Black Beard, em Poço Fundo no ano de 2006, se não me engano. Eu queria tocar I Want You (She’s so Heavy). Mas, não saiu legal. Eu sempre quis uma dos Beatles no repertório e queria desse último álbum. Pois, é o meu preferido.
Outra coisa que sempre pensei, e acho que várias pessoas também, é que se pegássemos algumas músicas dos Beatles em carreira solo (no início dos anos 1970) e as colocássemos juntas, daria um ‘Volume 2’ do caralho para o Abbey.
Umas das coisas mais legais que essa obra me lembra foi quando resolvi tocar todas as canções decoradas, nem que fosse só pra mim e em rodinhas de violão.
E de supermomentos sobre essa obra, vi o Paul McCartney fechar por três ocasiões o show com o medley final do álbum.  Sem mais...

Cássio Gonçalves Camargo é Engenheiro Agrônomo e Beatlemaníaco (com B maiúsculo) 




Comentários