Disco do Dia: NEW (Paul McCartney)


DISCO DO DIA: Nessa sessão você encontrará os discos de estúdio dos Beatles e das suas carreiras solo lançados no dia da publicação, com dados e curiosidades sobre a sua produção e ainda, de quebra, pode ouvi-lo enquanto curte o site!

01 - Paul McCartney – NEW – 11/10/2013

New é o décimo sexto álbum solo de estúdio de Paul McCartney, lançado inicialmente em 11 de outubro de 2013, lançado no Reino Unido em 14 de outubro de 2013 e no dia seguinte nos Estados Unidos. O álbum foi o primeiro desde Memory Almost Full (2007) a consistir inteiramente de novas composições.

O disco foi inspirado por eventos recentes em sua vida, bem como por memórias de sua história pré-Beatles. Ele acrescentou que alguns dos arranjos são diferentes de suas gravações de rock habituais, e que ele especificamente procurou produtores mais jovens para trabalhar. Ele e sua banda se apresentaram em vários locais para promover o álbum, além de eventos promocionais realizados pelas mídias sociais. Foi o seu último álbum de lançado pela Hear Music antes de ele retornar ao seu antigo selo Capitol Records.

As gravações ocorreram no Henson Recording Studios em Los Angeles; Avatar Studios em Nova York; Abbey Road Studios, Air Studios e Wolf Tone Studios em Londres; e The Mill em East Sussex.

As sessões começaram em janeiro de 2012 com Paul Epworth (no Wolf Tone e The Mill) e depois foram retomadas na Abbey Road, entre fevereiro e março, com outras músicas gravadas com Ethan Johns. As sessões com Mark Ronson ocorreram provavelmente por volta de janeiro de 2012, com o trabalho sendo retomado em julho e depois em 2013. As músicas produzidas por Giles Martin foram gravadas no AIR Studios em março de 2013 e em Los Angeles, muito provavelmente durante a primavera.


DADOS TÉCNICOS

Lançamento: 11 de outubro de 2013

Produção:
- Giles Martin (Kula Shaker, Jeff Beck, Elvis Costello, INXS e The Beatles)
- Paul Epworth (U2, Florence + the Machine, Coldplay, Adele, Bruno Mars, Maroon 5)
- Mark Ronson (Amy Winehouse, Queens of the Stone Age, Robbie Williams, Lady Gaga)
- Ethan Johns (Tom Jones, Kaiser Chiefs, Joe Cocker, Kings Of Leon, Counting Crows)

Músicas:
01. "Save Us"
02. "Alligator"   
03. "On My Way to Work"          
04. "Queenie Eye"
05. "Early Days"
06. "New"
07. "Appreciate"
08. "Everybody Out There"
09. "Hosanna"
10. "I Can Bet" 
11. "Looking at Her"
12. "Road" (inclui a hidden track "Scared")

Singles:
- "New" (2 de setembro de 2013)
- "Queenie Eye" (24 de outubro de 2013)
- "Save Us" (31 de março de 2014)
- "Appreciate" (16 de maio de 2014)
- "Early Days" (7 de julho de 2014)

COLLECTOR'S EDITION:

A edição especial do colecionador, lançada em 2014, é uma reedição com 2 CDs e 1 DVD.O Primeiro CD contém a versão original do álbum. O DVD contém conteúdo exclusivo que conta a história da criação do álbum, além de capturar momentos únicos durante a campanha de promoção internacional, como concertos, shows pop-up em Nova York e Londres, um álbum de perguntas e respostas filmado no The Shard em Londres, performances em programas de entrevistas e imagens de uma sessão de autógrafos na principal loja da HMV em Londres. O segundo CD inclui duas faixas inéditas ("Hell To Pay" e "Demons Dance") retiradas das sessões de gravação do álbum, além de 'Struggle', que foi lançado anteriormente como faixa bônus japonesa. O segundo CD também inclui versões ao vivo de "Save Us", "New", "Queenie Eye" e "Everybody Out There" gravadas no Tokyo Dome, no Japão, em novembro de 2013. O DVD contém um documentário Something New, dirigido por Don Letts, uma coleção de cenas dos bastidores da trilha promocional internacional e vídeos de música para "Queenie Eye", "Save Us", "Appreciate" e "Early Dias". Também estão incluídas as cenas dos vídeos "Queenie Eye", "Appreciate" e "Early Days".

MÚSICOS:

Paul McCartney: vocals (1–14), guitar (1–5, 8–11, 13, 14), bass guitar (1–4, 6, 8–13), percussion (2, 4–6, 10–13), synthesizer (2, 4, 10, 11, 13), celeste (2, 12), glockenspiel (2), Play-Me-A-Song book (2), cigar box guitar (3, 7), piano (4, 6, 8, 12), drums (3, 7, 10, 11, 13), lap steel guitar (4), Mellotron (4, 6, 8, 11), upright bass (5), harmonium (5), harpsichord (6), Fender Rhodes (6, 10), bouzouki (6), keyboards (7, 8, 12, 13), tape loops (9, 10), tubular bells (13), ngoni, washboard and thimbles (14).
Rusty Anderson: guitar (2, 3, 5–8, 10, 11, 13), bouzouki (6, 7), backing vocals (6, 7), water bottle (14).
Brian Ray: guitar (2, 3, 6–8, 13), dulcimer (5), backing vocals (6, 7, 14), baritone guitar (7), congas (14).
Steve Sidwell: trumpet.
Paul Wickens: keyboards (2), guitar (3), piano (3), accordion (3), Backing vocals (6), Hammond organ (10).
Abe Laboriel Jr.: drums (2, 6–8, 13), backing vocals (5–7, 13, 14), djembe (14)
Jamie Talbot: tenor saxophone.
Toby Pitman: programming (3, 7, 8, 10, 11), keyboards (8, 11).
Ethan Johns: drums (5), percussion (5), iPad Tambora app (9), guitar (13).
Paul Epworth: drums (1, 4, 12).

DESEMPENHO COMERCIAL:

O álbum estreou no número 3 nos álbuns Billboard 200 e Billboard Canadian nas paradas norte-americanas, com vendas na primeira semana de 67.000 cópias nos Estados Unidos e 8.500 unidades no Canadá, respectivamente. O álbum vendeu 217.000 cópias nos Estados Unidos em maio de 2016.

'New' recebeu extensa transmissão nas estações de rádio japonesas, chegando ao número 4 no Hot 100 do país. A antecipação da turnê subsequente de McCartney também aumentou as vendas do New no Japão, dando à Paul seu primeiro álbum a figurar nas três primeiras posições desde o Tug of War, em 1982.

O álbum alcançou o top cinco em pelo menos dez países; na Noruega, McCartney liderou a parada pela primeira vez desde seu álbum Flowers in the Dirt, em 1989. Até o final de 2013, 15.000 cópias do disco haviam sido vendidas no Brasil.

CURIOSIDADES:

O produtor Mark Ronson (Amy Winehouse) foi selecionado tocar como DJ no casamento de McCartney com Nancy Shevell, dois anos antes do início da produção. Alguns meses depois de Ronson serviu como DJ para outro evento de McCartney em Nova York. Após recusar-se a receber pelos serviços de DJ o Ronson ofereceu-se para uma futura parceria com McCartney como produtor. Então, alguns meses depois, recebeu uma ligação convidando-o para o estúdio. No total, Ronson gravou três faixas - "New", "Alligator" e "Secret Life of a Party Girl" - embora a última delas não apareça no álbum.
 
Giles Martin, é filho de Sir George MartinPepper's Lonely Hearts Club Band - 50th anniversary editions, The Beatles (Álbum Branco) - 50th anniversary editions, Abbey Road - 50th anniversary editions e, ainda, a trilha sonora do documentário de Martin Scorsese 'George Harrison: Living in the Material World'. Recentemente, Giles também produziu a trilha sonora do filme sobre a vida de Elton John, Rocketman.
(produtor dos Beatles) e produziu, co-produziu e/ou remasterizou para os Beatles os discos The Beatles Anthology, The Beatles Rock Band, 1+ (One), Live at the Hollywood Bowl, Sgt.

O vídeoclipe da música Queenie Eye foi dirigido por Simon Aboud, marido da filha de McCartney, Mary. O vídeo é notável pela variedade de pessoas famosas que aparecem nele, incluindo: os atores Johnny Depp, George Ezra, Jeremy Irons, Chris Pine, Jude Law, Sean Penn, Alice Eve, o ator-apresentador-comediante James Corden, Meryl Streep, a atriz-comediante Tracey Ullman, as modelos Kate Moss, Lily Cole, Laura Bailey, os cantores Jack Savoretti, Gary Barlow, o artista Peter Blake (responsável pela capa de Sgt. Pepper's), o designer Tom Ford, o comediante Howard Long e muitos outros que são mostrados dançando as letras.

Paul McCartney escreveu "On My Way to Work" sobre seu passado antes da fama, aludindo a uma época em que ele trabalhou como companheiro de motorista do serviço de entregas Speedy Prompt Delivery em Liverpool.

No dia em que compôs "Early Days", Paul havia relembrado seu passado em Liverpool com John Lennon: "Comecei a ter imagens de nós na loja de discos ouvindo rock and roll, olhando os pôsteres e a alegria aquilo que me fez lembrar de todos aqueles momentos'. disse ele na época em 2013.

Em relação à inspiração contemporânea, Paul reconheceu que o álbum foi influenciado por seu casamento com Nancy Shevell, sobre o qual ele disse: "Este é um período feliz na minha vida, ter uma nova mulher - para que você obtenha novas músicas quando conseguir uma nova mulher. New era geralmente alegre, mas com uma corrente de dor sendo transformada em riso".

McCartney tocou "Queenie Eye" na 56ª transmissão anual do Grammy Awards em 2014, com Ringo Starr na bateria, bem como durante suas turnês Out There e One on One. A música também foi incluída no setlist da turnê Freshen Up como a única música de New.

O nome da música e o refrão de 'Queenie Eye' eram de um jogo infantil que ele brincava quando jovem, chamado "Queenie, Queenie, quem é que está com a bola?" ("Queenie" era chamado de "Queenie Eye" ou "Queenio") e utilizou a versão do canto que ele lembrava do jogo na música.

Ouça no YOUTUBE: NEW (Full Album)

ou no SPOTIFY:



Comentários